29 de ago. de 2010

A erosão glacial


  O gelo modela o relevo através das geleiras ,massas de gelo formadas nos continentes ,em regiões onde a quantidade de neve que cai é menor que a da neve que derrete .
  Consideramos dois tipos principais de geleiras :
 Continentais ou inlandsis :localizadas em regiões altas e que cobrem grandes extensões de terra .Grandes blocos dessas geleiras podem se soltar e ser arrastador pelas águas do mar .São os icebergs ,formados de águas doce e que constituem um perigo para a navegação .
Alpinas :Características das altas montanhas ,também chamados de geleiras do vale ,porque lembram um vale fluvial .As geleiras alpinas ,com o degelo de verão ,alimentam rios e lagos .Seu poder de erosão fica mais intenso quando carregam em sua massa gelada fragmentos de rocha que funcionam como uma lixa sobre o solo .
  Os vales glaciais tem a forma de U .Sua parte mais elevada tem forma circular e recebe o nome de circo glacial .

5 comentários:

  1. achei muito interesante, ate me ajudou a fazzzer meu trabalho...
    valeu
    bjxxxxxxxxxxxx

    ResponderExcluir
  2. gostei...estou fazendo meu trabalho de geografia ak...só que tem coi sa escrita errada,poden se soltar e ser'' arrastador ''pela águe do mar

    ResponderExcluir
  3. mt bom esse conteúdo. falta um pouco de informação, mas está ótimo. Valew.

    ResponderExcluir
  4. é mtu bom consegui fazer meu trabalho e tirar uma nota boa

    ResponderExcluir