25 de abr. de 2010

O que é economia ?


    Economia é o conjunto de atividades que visam produzir e comercializar bens e serviços.
    Bens são objetivos materiais ,como sapatos ,móveis ,aço ,automóveis ,apartamentos ,etc .E serviços são as atividades prestadas por escolas ,hospitais ,bancos ,farmácias ,escritórios de advocacia ,companhias de seguros ,etc .
    As atividades econômicas são fundamentais para o homem ,pois é através delas que as pessoas podem obter as coisas de que precisam para obter as coisas de que precisam para a sua vida .
    A caça ,a pesca e a coleta de frutos nas matas são as atividades econômicas mais antigas .Elas mostram uma íntima relação do home com a natureza .Essa relação não causou grandes transformações no espaço geográfico .
    À media de o conhecimento humano e a tecnologia foram se aprimorando ,as atividades econômicas diversificaram-se :surgiram a agricultura ,a pecuária ,o comércio ,a indústria e os serviços .
    A diversificação das atividades econômicas está ligada a divisão do trabalho: quanto mais simples a divisão ,menor o número de atividades :quanto mais complexa a divisão do trabalho ,mais atividades existem e maior é a sua diversificação .

Metrópole e Região Meropolitana

O que é metrópole?

As metrópoles correspondem a centros urbanos de grande porte; é a "cidade-mãe", quer dizer; é a cidade que possui os melhores equipamentos urbanos do país (metrópole nacional) ou de uma grande região do país (metrópole regional).
A metrópole lidera a rede urbana á qual está integrada e exerce uma forte influência sobre as cidades de menor porte, podendo transformar-se num pólo regional, nacional ou mundial.
Exemplos de metrópoles nacionais: Nova Iorque, Tóquio, Sídnei, São Paulo e Rio de Janeiro; regionais: Lion (sudeste da França), Vancouver (litoral do Pacífico canadense), Seattle (noroeste dos EUA) e Belém (Região Norte do Brasil).
A partir da década de 50, o crescimento e a multiplicação das metrópoles foi espetacular. Em 1950, por exemplo, só existiam sete cidades com mais de 5 milhões de habitantes, a passo que em 1990 já existiam dezenas de cidades com mais de 5 milhões de habitantes. Muitas delas se expandiram tanto seus limites acabaram se encontrando com os limites de outros municípios vizinhos, formando enormes aglomerações chamadas regiões metropolitanas.

O que é região metropolitana?

É o "conjunto de municípios contíguos e integrados a uma cidade principal (metrópole), com serviço públicos de infra-estrutura comuns".
As cinco maiores aglomerações ou regiões metropolitanas do mundo em 1990 (conforme estimativas) e suas respectivas populações eram: Tóquio (23,4 milhões), Cidade do México (22,9 milhões), Nova Iorque (21,8 milhões), São Paulo (19,9 milhões), Xangai (17,7 milhões) e Pequim (15,3 milhões). No ano 2000, a maior aglomeração metropolitana do mundo será a Cidade do México, com 32 milhões de habitantes, o equivalente à população da Argentina em 1990.
O Brasil possui nove regiões metropolitanas, que em 198 concentravam 40,6 milhões de pessoas ou 30% da população do país. A região metropolitana de São Paulo, a maior de todas, contava com 15,3 milhões de habitantes, distribuídos pelos seus 38 municípios.

omponentes do ar


    Nitrogênio:É o gás mais abundante do ar atmosférico (78 %) .Sua fórmula química é N² ; logo o gás nitrogênio é formado por dois átomos de nitrogênio (N=nitrogênio).
   As plantas e os animais não conseguem aproveitar o gás nitrogênio existente no ar atmosférico .Existem alguns seres vivos que são capazes de absorver o gás nitrogênio do ar e transformá-lo em sais nitrogenados .É o caso das bactérias que vivem nas raízes das plantas leguminosas ,como o feijão a soja e a ervilha .
*O ar atmosférico, com gás nitrogênio penetra no solo .*Bactérias que vivem em raízes leguminosas absorvem o gás nitrogênio .*As plantas leguminosas absorvem o gás nitrogênio .
O oxigênio e a energia para a vida 
    Oxigênio: Ninguém consegue ficar muito tempo sem respirar :se o ar atmosférico não entrar nos pulmões , nosso organismo fica sem oxigênio gás indispensável para a ocorrência da respiração .No ar existe cerca de 21% de gás oxigênio. No interior do nosso corpo ,o oxigênio participa da “queima” dos alimentos .Disso resulta a energia necessária para o funcionamento de nossos órgãos .Por isso ,o estômago ,os músculos ,o celebro ,o coração ,o intestino e outros órgãos podem se manter em atividade . O oxigênio também atua como um gás comburente na vida do homem .Ou seja ,é ele que alimenta as combustões .
    Outros seres vivos ,da mesma forma que o homem ,eles respiram 24 horas por dia ,absorvendo gás oxigênio do ambiente. Por isso são chamados de seres aeróbicos (plantas,animais) .Alguns seres ,porém ,não usam o gás oxigênio para queimas seus alimentos :são os seres anaeróbicos como exemplo ,bactérias.