26 de abr. de 2010

Violência aos idosos



O Dia Internacional de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado em 15 de junho, foi marcado por grandes atos, em muitas partes do País. Esta é uma ótima oportunidade para que a sociedade se conscientize sobre o problema e promova discussões que ajudem a mudar um quadro preocupante.

Atualmente, 15 anos após a edição da Lei de Política Nacional do Idoso e 6 anos após o Estatuto do Idoso, ainda está em fase inicial a adoção de práticas garantidoras dos direitos do idoso no Brasil. Dados do IBGE dão conta que, no Brasil, o contingente de idosos tem crescido de forma acelerada. Estima-se que, até 2020, o País conte com 40 milhões de pessoas acima de 60 anos, passando a ser o sexto país com mais idosos no mundo.

E, dentre os principais problemas enfrentados pelos idosos, o maior deles é o da violência, que não ocorre somente aqui. No Brasil, hoje, as violências e os acidentes constituem 3,5% dos óbitos de pessoas idosas, ocupando o sexto lugar na mortalidade, depois das doenças do aparelho circulatório, das neoplasias, das enfermidades respiratórias, digestivas e endócrinas. Morrem mais de 13 mil idosos por acidentes e violências por ano, significando, por dia, uma média de 35 óbitos, dos quais 66% são de homens e 34%, de mulheres.
As denúncias enfatizam em primeiro lugar abusos econômicos, como tentativas de apropriação dos bens do idoso ou abandono material cometido contra ele. Em segundo lugar, agressões físicas e, em terceiro, recusa dos familiares em dar-lhes proteção. A maioria das violências físicas cometidas pelos filhos está associada a alcoolismo, deles próprios ou dos pais idosos.
Em conseqüência dos maus tratos, muitos idosos passam a sentir depressão, alienação, desordem pós-traumática, sentimentos de culpa e negação das ocorrências e situações que os vitimam e a viver em desesperança. 

Deve ser estimulada a formação de uma verdadeira rede de proteção em todos os municípios, com órgãos como Promotorias do Idoso, Varas do Idoso, Defensorias do idoso, Conselhos de Direitos do Idoso, atendimento domiciliar ao idoso, residência temporária para idosos vítimas de violência, Centro-dia para atendimento de idosos que necessitam de atendimento diário especializado e contínuo, oficina abrigada de trabalho para que o idoso complemente a sua renda, casas-lares, capacitação de cuidadores de idosos e conselheiros, reserva de leitos em hospitais gerais e atendimento especializados nos consultórios dos hospitais públicos, os quais devem possuir médicos geriatras.

Atividade ecônomica amazônica

        A pesca sempre foi uma das principais atividades econômicas da população amazônica e é dela que a população da região retira o seu principal alimento. Atualmente, a atividade tem sido um chamariz para o turismo.
        A região amazônica possui diversos rios e uma rica biodiversidade de peixes, entre eles estão o tucunaré e o dourado amazônico. Outra espécie comum da região é a piranha, peixe carnívoro com o qual se faz um caldo muito apreciado por pescadores, que habita quase todos os rios da Amazônia.
        Entretanto, raramente se encontra em concentrações suficientes para causar os danos que lhe são frequentemente atribuídos. Um dos maiores peixes de água doce do mundo, o pirarucu, é encontrado em abundância. Já o peixe-boi, uma das espécies mais exóticas da Amazônia, corre o risco de extinção por ser presa fácil de predadores.
        Com mais de seis milhões de km2, a bacia Amazônica concentra dez dos 20 maiores rios do mundo. Isso representa um quinto de toda a reserva de água doce do planeta. A parte brasileira da bacia equivale à área de 15 países da Europa. Os rios da região, que têm seu regime condicionado aos períodos de chuva, se constituem nas únicas vias de transporte local. Há mais de 20 mil quilômetros de vias fluviais navegáveis.
        O rio mais extenso do planeta é também o primeiro em volume de água, trata-se do rio Amazonas, calha-mestra dos rios da região. Ele nasce no Peru, com o nome de Vilcanota. Quando entra no Brasil chama-se Solimões e, ao se confluir com o rio Negro, nas proximidades de Manaus, recebe o nome de Amazonas. Em alguns trechos, o rio tem largura de 10 quilômetros e profundidade de 100 metros.

Desenvolvimento Sustentável

   Conhecida em âmbito mundial como a maior floresta tropical do mundo - são 4,1 milhões de km2 de florestas somente em território brasileiro - e pelo Rio Amazonas (o maior do mundo em volume de água, com uma bacia de 7.3 milhões de km2 e 1.100 afluentes), a Amazônia é uma região vasta e rica em recursos naturais: possui grandes estoques de madeira, borracha, castanha, peixes, minérios e plantas, das quais se extraem óleos e essências para uso medicinal, cosmético e alimentício, entre outros.

    A densidade demográfica na região amazônica é baixa (dois habitantes por quilômetro quadrado) e está concentrada, principalmente, em poucas cidades ao longo dos rios. A riqueza cultural, proveniente das diversas etnias indígenas e das várias correntes migratórias, inclui o conhecimento tradicional sobre os usos e a forma de explorar os recursos da floresta sem esgotá-los nem destruir o habitat natural.
    A região apresenta índices socio-econômicos muito baixos e enfrenta dificuldades decorrentes da falta de infraestrutura urbana e serviços públicos - como transporte, água tratada e esgoto, energia, comunicação, escolas - bem como de tecnologia. Tais deficiências se traduzem em baixa qualidade de vida e falta de oportunidades para a população, ao mesmo tempo que elevam o custo da produção, dificultam a agregação de valor e o escoamento e, por isso,  reduzem a rentabilidade econômica.

    Baseia-se no conceito ecorregional, que leva em conta a grande diversidade de paisagens do bioma e o impacto que qualquer elemento físico ou biológico tem sobre os demais. As prioridades são as florestas, os rios e lagos, com sua flora, fauna e os povos que ali habitam. A idéia básica é valorizar a vocação florestal e aquática da região, conservando e utilizando os recursos naturais de forma racional e duradoura para beneficiar todos os segmentos sociais da região amazônica em particular e do Brasil em geral. Ou seja, assegurar o desenvolvimento econômico e social da região e do país de forma continuada.

Sobre agricultura




     Nos países desenvolvidos ,as necessidades da população (do mercado interno) estão em primeiro lugar .Por isso , a agricultura está voltada para cobrir as necessidades de alimentos e matérias-primas do próprio país .
    Um diferença fundamental é que nos países desenvolvidos existe uma pequena produção de agricultores na força de trabalho (menos de 10% do total).Mas graças as técnicas modernas de cultivo e criação ,eles conseguem produzir mais do que o necessário para o consumo da população e das indústrias locais .Já nos países subdesenvolvidos existe uma grande proporção de agricultores na força do trabalho (mais de 20% ou até 50% do total) .
    Resumindo ,nos países desenvolvidos é muito comum a superposição agrícola .Nesse caso o governo tem de pagar o trabalhador para não produzir tanto ,senão os preços caem bastante. Nos países subdesenvolvidos o mais comum é a carência de gêneros agrícolas para a produção em geral .

Definição sobre artesanato

Considera-se Artesanato, todo trabalho manual, onde mais de 80% da peça foi fruto da transformação da matéria prima pelo próprio artesão, além disso esse produto normalmente reflete a relação desse artesão com o meio onde vive e sua cultura.

Os primeiros artesãos surgiram no período neolítico (6.000 a.c) quando o homem aprendeu a polir a pedra, a fabricar a cerâmica como utensílio para armazenar e cozer alimentos e descobriu a técnica de tecelagem das fibras animais e vegetais. No Brasil o surgimento do artesanato ocorreu, também, neste período. Pesquisas permitiram identificar uma indústria lítica e fabricação de cerâmica por etnias de tradição Agreste que viveram no sudeste do Piauí em 6000 a.c.
  
 Historicamente, o artesão, responde por todo o processo de transformação da matéria-prima em produto acabado. Na verdade antes da fase de transformação o artesão é responsável pela seleção da matéria-prima a ser utilizada e pelo projeto do produto a ser executado.

A partir do século XI, o artesanato ficou concentrado então em espaços conhecidos como oficinas, onde um pequeno grupo de aprendizes viviam com o mestre-artesão, detentor de todo o conhecimento técnico. Este ensinava em troca de mão-de-obra barata e fiel, recebendo ainda vestimentas, comida e conhecimento. Criaram-se as Corporações de Ofício, organizações que os mestres de cada cidade ou região formavam a fim de defender seus interesses.

Manufatura


    A indústria moderna surgiu com a revolução industrial ,que se inicial na segunda metade do século XVIII ,estendendo –se pelo século XIX .Entre o artesanato e a indústria moderna existiu um estágio intermediário: a manufatura ,que predominou na Europa nos séculos XVI ,XVII e XVIII.
   A manufatura caracteriza-se pelo uso de máquinas simples (teares manuais ,por exemplo) e pela divisão social do trabalho :cada trabalhador ou grupo de trabalhadores fica responsável por uma tarefa .É o conjunto de tarefas de todos os trabalhadores ou grupos que permite obter o produtos final .Apesar disso ,ainda é a habilidade das pessoas que comanda o processo de trabalho ,e não as máquinas .

Um líquido importante em nossa vida!


    Calcula-se que o corpo de um adulto possui cerda de 5 e 6 litros de sangue .Esse líquido é tão importante para a sobrevivência que sua perda por hemorragia pode levar o indivíduo à morte .
    No entanto o sangue tem muitas outras funções .Ele age como reservatório de água , fornecendo esse líquido as células ou retirando-o delas ,conforme a necessidade . A defesa do corpo contra os micróbios é, em grande parte ,desempenhada por células do sangue .Além disso ,ele eficientemente distribui o calor produzido pelas células ,colaborando na manutenção da temperatura corporal .O sangue ainda transporta substâncias de controle ,como os hormônios que assim ,podem alcançar as regiões mais distantes do corpo e regular seu funcionamento .