27 de abr. de 2010

Falcão em ritmo de copa

História do futebol brasileiro

O futebol no Brasil começou como algo apenas praticado pela elite. Diz-se que a primeira bola de futebol do Brasil foi trazida em 1894 pelo paulista Charles Miller. A aristocraciafutebol, enquanto o esporte começava a ganhar as várzeas. Inicialmente, apenas brancos podiam jogar futebol no Brasil como profissionais, dado o fato da maioria dos primeiros clubes terem sido fundados por estrangeiros. Em jogo contra o seu ex-clube, o América, o mulato Carlos Alberto no Campeonato Carioca de 1914, por conta própria, chegou a cobrir-se com pó-de-arroz para que ele parecesse branco, mas com o decorrer da partida, o suor cobria a maquiagem de pó-de-arroz e a farsa foi desfeita .

A torcida do América, que o conhecia pois ele tinha sido um dos jogadores que sairam do clube na cisão interna de 1914, tendo sido campeão carioca em 1913, começou a persegui-lo e a gritar "pó-de-arroz", apelido que foi absorvido pela torcida do Fluminense,que passou a jogar pó-de-arroz e talco à entrada de seu time em campo. dominava ligas de
Na década de 20, os negros começaram a ser aceitos em outros clubes, e o Vasco foi o primeiro dos clubes grandes a vencer títulos com uma equipe repleta de jogadores negros e pobres.
Durante os governos de Vargas (principalmente) foi feito um grande esforço para alavancar o futebol no país. A construção do Maracanã e a Copa do Mundo do Brasil (1950), por exemplo, foram na Era Vargas. A vitória no Mundial de 1958, com um time comandado pelos negros Didi e Pelé, pelo mulato Garrincha e pelo capitão paulista Bellini, ratificou o futebol como principal elemento da identificação nacional, já que reúne pessoas de todas as cores, condições sociais, credos e diferentes regiões do país.

Musica da copa do mundo 2010 Dj Ricardo grun /BRASIL REMIX

Copa do Mundo FIFA de 2010

A Copa do Mundo FIFA de 2010 é a 19º edição do evento e ocorrerá pela primeira vez no Continente Africano tendo como anfitriã a África do Sul.
O processo oferecendo a primeira Copa do Mundo FIFA sob a rotação continental (o processo de girar hospedando a Copa a cada confederação por vez) era a Copa do Mundo FIFA de 2010. Será o maior evento ostentado neste continente, que como as Olimpíadas, ainda não tinha sido organizado no continente africano. Assim, candidataram-se a África do Sul, o Marrocos, o Egito e a candidatura binacional Líbia-Tunísia.
Chamada Jabulani, a bola oficial é produzida pela Adidas. A bola possui 11 cores diferentes, cada uma representando os dialetos e etnias diferentes da África do Sul. O nome da bola signifca "Trazendo alegria para todos", em IsiZulu.
A Rede Globo e a Rede Bandeirantes, que são canais de TV aberta já adquiriram os direitos de transmissão da Copa do Mundo FIFA de 2010. As redes de TV por assinatura SporTV, ESPN Brasil e BandSports, também já adquiriram os direitos de transmissão do evento.
As equipes participantes disputaram a fase de grupos da Copa no sistema de "todos contra todos" em turno único. Os critérios de desempate desta fase serão aplicados na seguinte ordem:[8]
  1. Saldo de gols/diferença de gols
  2. Gols feitos
  3. Resultado do confronto direto entre as equipes empatadas
  4. Sorteio pelo Comitê Organizador da FIFA ou play-off (de acordo com o calendário)
 Clique no link abaxo e curta a copa ...é uma tabela da copa feita no excel automática onde vocês poderão colocaar resultados e ela vaimontando os grupos/oitavas/quartas...etc...

Atividade rural no Brasil




    A agropecuária é a atividade mais importante do setor primário brasileiro, ainda que venha se transformando num ramo da atividade industrial .
    Desde os anos 70 vem se registrando no Brasil um aumento considerável  nas vendas de agrotóxicos e na comercialização de máquinas agrícolas ,como cultivadores .O território brasileiro não apresenta áreas que impedem a prática da agropecuária .
   Seria absurdo pensar que 100% do território brasileiro fosse ocupado por cidades agropecuárias .É preciso manter reservas florestais e territórios indígenas ,bem como preservar a flora e a fauna de certas regiões especialmente da Amazônia .
    O incentivo às lavouras de exportação faz parte da política econômica definida pelo governo. O papel mais importante da agropecuária é desenvolvido no conjunto da economia brasileira .O aumento da mecanização e do uso de agrotóxicos se dá principalmente nas lavouras de soja ,laranja ,cana-de-açúcar e café.
    A agricultura tradicional ,ou seja  ,feita sem o uso de máquinas e outros recursos técnicos ,continua sendo praticada na produção de alimentos para o mercado interno .

Seca no nordeste


     As chuvas trazem de volta a água que evaporou ,mas não a distribuem igualmente em todo o mundo .Certos estados do Nordeste brasileiro ,são freqüentemente atingidos por longos períodos de estiagem (seca).
    No Brasil ,a região mais atingidas pelas secas compõe o chamado polígono das secas .Abrange uma grande área de 1 130 000km² ,onde a vegetação típica é a caatinga e o clima é semi-árido .Lá ,quando chove 70% da água se concentra em 3 meses do ano .O período de secas pode se repetir a cada 10 ou 15 anos e durar 2 ou 3 anos .
    Embora os cientistas acreditam que o homem possa vencer a seca ,a maioria dos métodos empregados no Brasil tem-se mostrado ineficiente .,irrigaçãodeaçudes por exemplo ,salinizam o solo .Isso acontece devido o calor excessivo :a água se evapora e os sais minerais se acumula ...

Clima e seres vivos


    O clima de uma região pode variar dependendo ,por ,exemplo ,da quantidade de vapor de água presente na atmosfera e a temperatura do ambiente .
    As plantas são ,em geral muito sensíveis às variações climáticas .Baseando-se nisso ,o homem descobriu que ,durante o ano ,existem épocas apropriadas par o plantio e épocas adequadas para a colheita ,ou seja ,não dá para plantar um tipo de vejetal agrícola no momento em que se quer .
    Assim ,os agrônomos (que são profissionais especializados em práticas agrícolas) elaboram calendários agrícolas para orientar os lavradores s a fazer um plantio correto .Com isso ,os agricultores evitam prejuízos .
   

Água e nossa natureza


     É difícil encontrar água pura na natureza .A água que cobre maior parte de nosso planeta é água salgada:a água dos oceanos e mares .A água salgada contém grande quantidade de sais dissolvidos ,principalmente o cloreto de sódio ,nosso sal de cozinha .
    Sabemos que os importantes depósitos de água doce são rios ,os córregos ,os lagos e os lençóis  freáticos .E é por conter uma menor quantidade de sais dissolvidos do que a existem na água do mar ,que a água desses depósitos é chamada água doce .
    A água que você bebe precisa ser potável .Para ser potável ,a água deve possuir qualidades especiais ,como :
   Ser cristalina :Isto é ,límpida e incolor ;
  Não ter cheiro tem sabor ,isto é ,ser inodora e insípida .
  Não conter impurezas :como micróbios ,ovos ou larvas de animais (vermes e insetos ),nem “substâncias tóxicas “.
     A boa água potável contém uma pequena quantidade de sais minerais dissolvidas e alguma quantidade de gás .
     Muitas vezes a água contaminada por vírus e bactérias se apresenta transparente e límpida .

Megalópoles


    Um ,entre todos os elementos importantes de urbanização é a formação de gigantescas áreas super urbanizadas :as megalópoles .Esse fenômeno ,que  se iniciou no primeiro mundo ,atualmente se espalha por todo o planeta .
  O termo megalópole ou megalópolis (mega=grande;polis=cidade) foi utilizado originalmente na década de 60 para designar a área superurbanizada que se estende de Boston a Washington ,na costa leste dos EUA .Nessa área ,que abrange 600Km e equivale a 1% do território americano ,localiza-se cerca de 20% do total da população nacional. A principal cidade dessa região superurbanizada é Nova York ,que é o centro das mais importantes decisões políticas e econômicas de todo o mundo .Nessa megalópole destacam-se ainda duas outras metrópoles :Filadélfia e Baltimore .
    Durante algum tempo ,reservou-se o termo megalópole para diferenciar essa região de todas as demais áreas urbanas do mundo .Posteriormente ,porém ,constatou-se que existe muitas outras megalópoles , áreas com grande concentração de cidades enormes numa pequena parcela de território . 


Sobre cérebro


    O cérebro é constituído por 2 partes ,os hemisférios cerebrais direito e esquerdo .A camada mais externa do cérebro ,com cerca de 3cm de espessura ,é chamada de córtex cerebral ,ou matéria cinzenta ,e é rica em corpos celulares de neurônios .A superfície externa dos hemisférios cerebrais é bastante extensa ,pois eles apresentam muitas saliências e reentrâncias .
    As funções do cérebro são as seguintes :
*  Receber as mensagens recolhidos pelos órgãos (olhos, nariz, língua, ouvidos e receptores da pele .
*  Transmitir impulsos (ordens) a músculos e glândulas .As regiões celebrais que desempenham essa tarefasão áreas motoras .
*  Interpretar as  mensagens sensoriais ,classificá-las e decidir qual resposta deve ser dada .
O cérebro :equilíbrio e movimento
    O cérebro esta relacionado ao equilíbrio a à precisão dos  movimentos .As ordens motoras nascem no córtex cerebral ,  mas é o cerebelo que dá o ajuste fino aos movimentos .Assim ,a habilidade manual ,por exemplo ,é controlada pelo cérebro .
    Animais dos quais se retira o cerebelo continuam  capazes de se movimentar ,mas o fazem de forma desconexa e apresentam problemas de equilíbrio .

Reforma agrária !

Enquanto alguns proprietários possuem terras às vezes equivalente a dimensão de um país europeu como a Bélgica ,existem no país milhões de famílias camponesas sem terras para cultivar .De um lado ,a opulência e o desperdício de alguns ;do outro ,a fome e a miséria de muitos .

Essa é uma situação explosiva ,que tem dado origem a conflitos entre os camponeses sem terra ,que por vezes ocupam ilegalmente áreas disponíveis ,e os seguranças ou jagunços contratados pelos grandes proprietários ,que buscam desalojar pela força ,esses camponeses.Os conflitos fundiários no meio rural do Brasil se multiplicaram nas décadas de 80 e 90 ,provocando milhares de mortes todos os anos .
Essa realidade leva a conclusão de que uma das mais urgentes necessidades do meio rural brasileiro é a “reforma agrária” ,ou seja ,a redistribuição de terras agrícolas .Para isso será preciso desapropriar grandes propriedades pouco ou nada produtivas e distribuir lotes de terra a famílias camponesas . 

A reforma agrária consiste em mudar a estrutura fundiária ,tornando mais justa a distribuição do solo rural .Inúmeros países já fizeram essa reforma com bons resultados .Como exemplo podemos citar o México, em 1934 e o Japão ,em 1946 .Nesses dois países também existe o problema de camponeses sem terra ao lado de enormes latifúndios ,que foram desapropriados .A reforma foi necessária para fornecer alimentos à crescente população urbana em ,em quantidade adequada e a preços acessíveis .Isso não é possível quando as terras se encontram nas mão de poucos .
Geralmente ,após uma reforma agrária cresce a oferta de alimentos ,pois ocorre um melhor aproveitamento das terras ,que antes da desapropriação eram mal utilizadas .

O trabaho no campo


    Na zona rural o pagamento dos trabalhadores tanto pode ser em espécie como através de salários ou ,ainda ,associando uma parte em dinheiro e outra em espécie .Em alguns casos ,o trabalhador agrícola aluga um pedaço de terra e paga o aluguel em dinheiro :é o arrendamento.
    Nas lavouras de subsistência é comum o trabalho familiar ,isto é ,da família toda.Apenas em épocas de plantio e colheita são contratados mais trabalhadores ,pagos através das diferentes maneiras já citadas .
    É também freqüente os pequenos proprietários trabalharem nas grandes propriedades rurais nas épocas de colheita .Neste caso ,são contratados ,junto com muitas outras pessoas ,como assalariados temporários ,ou seja ,que permanecem no serviço até que termine a tarefa para a qual foram admitidos .
    Muitas vezes as grandes propriedades contratam pessoas como assalariados permanentes ,ou seja ,eu permanecem no serviço  por tempo indeterminado.