29 de ago. de 2010

A dinâmica externa da terra



   O trabalho dos agentes internos do relevo é complementado ou modificado pela ação de agentes externos que desgastam ,destroem e constroem as formas de relevo ,modelando a superfície de Terra .A ação desses agentes externos é denominada erosão .
   O trabalho de erosão compreende três etapas ;o desgaste ,o transporte e deposição (acumulação) dos materiais que formam a crosta terrestre .
   Os principais agentes erosivos são ;a água (chuvas enxurradas ,gelo ,rios ,mares e oceanos ),o vento e o próprio homem agindo sobre o meio

Erosão pluvial

  
  A chuva é um dos agentes erosivos mais ativos ;ao cair ,continua ou intensamente sobre uma área ,ela pode abrir desde pequenos buracos até enormes enxurradas no solo .A erosão causada pelas águas da chuva damos o nome de erosão pluvial .
  A chuva causa também ,o desgaste do solo ,arrastando parte dos materiais queo compõe .
Conforme o grau de agressão da força destrutiva das águas das chuvas ,podemos considerar diferentes tipos de erosão pluvial :superficial ,quando leve partículas do solo ,principalmente se não houver uma cobertura vegetal para protege-lo.laminar:quando a quantidade de material carregado pela água é maior que na erosão superficial .de sulcos :quando a enxurrada abre pequenos buracos no solo .de ravinamento :a forma mais agressiva da erosão pluvial ,formando verdadeiras “crateras” no solo.

Deslizamentos


   O desgaste provocado pelas águas da chuva torna-se mais intenso como a inclinação do terreno e a falta de vegetação .Chuvas fortes deslocam e transportam materiais nas vertentes de morros ,provocando deslizamentos e desabamentos ,e colocam muitas áreas em risco .Geralmente isso acontece nas decorrentes áreas de população de baixa renda que ocupam áreas em riscos e assumem proporções sociais muito graves .
   Os deslizamentos ocorrem por causa da tendência da camada superficial do solo de cima para baixo .A velocidade e a intensidade desse deslizamento vão depender da maior ou menor permeabilidade dos solos e do declive .
   O movimento mais lento desse material costuma formar na base da inclinação um por qualquer interferência ,humana ou natural .

Erosão fluvial

                                        
  A ação das águas e dos rios e das torrentes sobre a superfície terrestre é chamada de erosão fluvial .Esse trabalho compreende o escavamento do leito ,o transporte e a deposição ou acumulação de sedimentos .
Enquanto escavam seu leito e modelam as vertentes ,as águas dos rios formam os vales fluviais ,que podem ter diferentes aspectos ,Esse é o trabalho mais significativo da erosão fluvial.

As etapas da erosão fluvial

  Como vimos acima ,os rios cavam os vales .A profundidade ,a largura e as formas desses vales modificam-se com o tempo .Essas modificações são comparadas a algumas etapas da vida humana :a juventude ,e maturidade e a velhice .

A erosão marinha


   O trabalho das águas do mar sobre os litorais pode ser construtivo ou destrutivo .
   O trabalho construtivo é chamado de acumulação marinha .As praias são o resultados mais o marcante desse trabalho .Outras formas resultantes do trabalho construtivo do mar :as restingas ,que são cordões arenosos paralelos à costa ,os tômbolos ,que são cordões da areia que ligam uma ilha ao continente ,e os recifes ,que se originam da consolidação da areia de antigas praias (recifes de arenito) ou pela acumulação de corais (recifes de coral).Os recifes são encontrados no litoral do Nordeste do Brasil .Na maioria das vezes ,na maré baixa ,formam “piscinas naturais” muito apreciadas por turistas do Brasil e do mundo .
   O trabalho de desgaste realizado pelas éguas do mar é chamado de abrasão marinha .As formas típicas da abrasão marinha são ;falésias ou costas

A erosão glacial


  O gelo modela o relevo através das geleiras ,massas de gelo formadas nos continentes ,em regiões onde a quantidade de neve que cai é menor que a da neve que derrete .
  Consideramos dois tipos principais de geleiras :
 Continentais ou inlandsis :localizadas em regiões altas e que cobrem grandes extensões de terra .Grandes blocos dessas geleiras podem se soltar e ser arrastador pelas águas do mar .São os icebergs ,formados de águas doce e que constituem um perigo para a navegação .
Alpinas :Características das altas montanhas ,também chamados de geleiras do vale ,porque lembram um vale fluvial .As geleiras alpinas ,com o degelo de verão ,alimentam rios e lagos .Seu poder de erosão fica mais intenso quando carregam em sua massa gelada fragmentos de rocha que funcionam como uma lixa sobre o solo .
  Os vales glaciais tem a forma de U .Sua parte mais elevada tem forma circular e recebe o nome de circo glacial .

A erosão eólica


O vento é um poderoso agente erosivo que atua principalmente nos desertos e nas praias .O trabalho de erosão do vento ocorre de duas maneiras :
   Pela destruição :Compreende a deflação(quando o vento retira e transporta partículas finas das rochas) e a corrosão (quando essas partículas são lançados pelo vento contra outra rochas ,escavando-as com violência).Desses processos resultam grandes depressões ,planaltos pedregosos ou formações com aspectos exóticos ,como cogumelo ,taças ,etc.
   Pela acumulação :Quando o vento deposita os materiais que carrega .O trabalho mais típico de acumulação dos ventos sãos as dunas ,grandes elevações de areia que podem ser fixas ou móveis ,pois podem mudar de lugar conforme a direção do vento .Outra conseqüência desse trabalho é a formação de sedimentos muito finos ,amarelados e muito férteis ,formados por quartzo ,argila e calcário .

O experimento de Ruterford

   Para provar que os átomos não são maciços, como previa a Teoria de Dalton, Ernest Rutherford elaborou uma experiência, em 1911, onde ele bombardeou com partículas alfa (provenientes de uma amostra do elemento polônio, que é radioativo) uma fina placa de ouro. Ele então notou que a maior parte dessas partículas atravessava a lâmina, e pouquíssimas eram repelidas ou desviadas.
   O motivo de algumas partículas serem repelidas é que bateram de frente com o núcleo atômico do ouro. As que sofreram desvio passaram muito perto do núcleo, pois a partícula alfa é de carga positiva, e o núcleo do ouro também.
   Assim, a Experiência de Rutherford provou que o átomo possui um grande vazio, um espaço muito grande entre os elétrons e os prótons do núcleo.
   Quer saber mais sobre o assunto segue o link ,tem vários simuladores sobre ,química ,física etc...(http://phet.colorado.edu/en/simulations/translated/pt)!