11 de nov. de 2010

A composição química do tecido ósseo

   O tecido ósseo tem uma substância fundamental (matriz) sólida e rígida ,propriedade dada pela grande quantidade de compostos minerais ,especialmente fosfato e carbonato de cálcio .das substâncias orgânicas ,90% corresponde a fibras colágenas ,além de mucopolissacárides em estado amorfo .Os minerais conferem dureza ao tecido ósseo e, o colágeno ,flexibilidade.
    Os ossos das crianças tem maior proporção de substâncias orgânicas do que os dos adultos ,e essa proporção diminui a medida que a idade avança .Isso explica a maior ocorrência de fraturas nos idosos .
    Um experimento bem simples nos permite comprovar essa composição dos ossos .Deixando-se por dias um osso mergulhado em solução diluída de ácido clorídrico ,ou simplesmente em vinagre (ácido acético) ,ele sofre desmineralização ,ficando quase só colágeno, que lhe dá a consistência de um pedaço de borracha .Já a fervura prolongada e uma desidratação por forte calor removem seu material orgânico ,restando apenas a sua porção mineral ,que o torna mais quebradiço .

De que maneira as enzimas aceleram as reações?

   
   Como funciona essas substâncias “mágicas” ,que são as enzimas ?Por que as reações celulares ,na prática ,não ocorrem sem eles ?
    Inicialmente é importante entender o significado da expressão, energia de ativação .Muitas substâncias orgânicas ,para começar a reagir ,necessitam de um fornecimento inicial de energia ,geralmente sob a forma de calor .O calor faz com que as moléculas dos reagentes se agitem  mais, aumentando a probabilidade de se chocarem e de reagirem .A energia inicial que permite que a reação comece a chamada de energia de ativação .
    No interior da célula ,as substâncias também necessitam de energia de ativação para reagirem .Há, no entanto ,certos limites :as células não podem ser aquecidas acima de certas temperaturas ,já que suas proteínas se desnaturariam .A presença de enzima permite ,justamente ,diminuir a necessidade de energia de ativação .Em outras palavras ,se a enzima estiver presente ,a reação acontece ,mesmo que a temperatura não seja muito elevada .É por esse motivo que se fala que a enzima acelera ou ,ainda ,facilita a reação .
   Os químicos chamam de catalisador toda substância cuja presença diminui a energia de ativação necessária .As enzimas são ,portanto ,catalizadores biológicos  ,que permitem que o metabolismo aconteça .

Crescimento no futebol feminino


  
  O futebol feminino tem apresentado um crescimento lento atualmente, principalmente devido a obstáculos sociais e culturais que não permitem o ingresso pleno da mulher ao desporto. O primeiro jogo feminino sob as regras de futebol do qual se tem registros ocorreu em1892, na cidade escocesa de Glasgow. No final de 1921 o futebol feminino foi proibido na Inglaterra, ação não seguida por outros países do mundo. Em 1969 o futebol feminino voltou a ser realizado na Inglaterra, motivo pelo qual começou a se expandir fora do seu território. A primeira partida internacional de seleções de futebol feminino ocorreu em 1972, casualmente 100 anos depois do primeiro encontro masculino, onde a Inglaterra venceu a Escócia por 3 a 2. Os primeiros torneios mundiais começaram a ser disputados nos anos 1990: a Copa do Mundo de Futebol Feminino a partir de 1991 e como desporto olímpico desde 1996.
  Segundo uma pesquisa realizada pela FIFA, existem cerca de 26 milhões de jogadoras no mundo. Em média, para cada 10 futebolistas (de ambos sexos) existe uma jogadora no mundo.

Mentiras e Confianças



  Uma razão para que a mentira possa persistir como uma estratégia em ambientes sociais é que não é a comparação dos fatos contra alguma noção de verdade, mas em vez disso, a avaliação de se uma traição da confiança aconteceu ou não, que determina a resposta a uma mentira.
  No caso da Guerra com o Iraque, por exemplo, o fato de que a mentira agravou um conflito poderia ter representado uma séria quebra da confiança e traição daqueles que iriam sofrer no conflito. No entanto, qualquer um que aceita como verdadeira a afirmativa de que o regime em vigor era uma ameaça "inevitável" a aqueles que pereceram o combatendo, ou aqueles cujas vidas estão em risco como conseqüência da invasão, teria uma probabilidade muito menor de considerar agravar o conflito no momento mais conveniente ser qualquer tipo de traição. A perspectiva do bom senso conservador com freqüência se baseia nesse tipo de suposição de certeza. Mas se conflitos que são agravados são escolhidos devido a algumaideologia, é difícil ver como isso difere da simples lógica de "o poder torna certo".

Teoria da comunicação


Telefonia é uma teoria da comunicação .
      Pensadores e pesquisadores das disciplinas de ciências humanas, como Filosofia, Sociologia, Psicologia e Linguística, têm dado contribuições em hipóteses e análises para o que se denomina "Teoria da Comunicação", um apanhado geral de ideias que pensam a comunicação entre indivíduos - especialmente a comunicação mediada - como fenômeno social. Entre as teorias, destacam-se o funcionalismo, primeira corrente teórica, a Escola de Frankfurt (crítica à primeira e profundamente marxista) e a escola de Palo Alto (principal corrente teórica atualmente). O trabalho teórico na América Latina ganhou impulso na década de 1970 quando se passou a retrabalhar e transformar as teorias estrangeiras. Assim surgiu a Teoria das Mediações, de Jesús Martin-Barbero.
   As teorias dão diferentes pesos para cada um dos componentes da comunicação. As primeiras afirmavam que tudo o que o emissor dissesse seria aceito pelo receptor (público). Daí surge a Teoria Crítica que analisa profundamente a transmissão/dominação ideológica na comunicação de massa (Adorno, Horkheimer). Depois disso se passa a criticar o modelo. O receptor, dizem os estudiosos de Palo Alto, tem consciência e só aceita o que deseja. Do ponto de vista de Barbero, o que o receptor aceita (ou melhor, compreende) varia grandemente conforme sua cultura, no sentido mais amplo da palavra.

O QUE É CARVÃO MINERAL?

  
  Quase sempre em um pedaço de carvão achado ao acaso, podem descobrir-se vestígios de uma formação celulósica da madeira. É quando observamos esse fato, que comprovamos sua origem e podemos imaginar a incrível história da formação do carvão mineral. 
    No Brasil, essa história se inicia há cerca de 230 milhões de anos, na época em que a crosta da terra ainda estava convulsionada por terremotos, vulcões, furacões, vendavais e maremotos, que provocaram lentos ou violentos cisalhamentos e que fizeram nossas montanhas e nossos limites costeiros, separados dos da África, pelo Oceano Atlântico. 
    Naquelas épocas geológicas, arvores gigantes e toda sorte de vegetação, crescia, formando grandes e espessas florestas, favorecidas pela atmosfera muito rica em CO2, permitindo a intensificação da função clorofiliana e o crescimento dos vegetais de forma extraordinária em um clima particularmente quente e úmido. 
    O carvão é então a parte celulósica da vegetação, transformada pelo tempo, pressão, bactérias e outros agentes anaeróbicos, em uma massa carbonosa. É fácil imaginar as centenas de carvões que foram assim formadas. Sucessivas formações de florestas e sucessivos afundamentos podem Ter ocorrido ao longo de milhares de anos em uma mesma região, e então, camadas e camadas de carvões diferentes serão encontradas. 
    A matéria vegetal flutuante, pode ainda Ter sido transportada pelos rios e acumuladas no fundo dos lagos ou pântanos mais, ou menos isolados, e, assim, bactérias carboníferas limitadas serão encontradas separadas umas das outras, a profundidades diferentes. 
    Em outra parte do mesmo território, a fermentação bacteriana encontrou as condições ideais de desenvolvimento em uma floresta soterrada a pouca profundidade, e então, serão encontrados carvões altamente carbonizados, aflorando a céu aberto. 
    Em outras palavras: o processo químico de carbonização reduz-se a uma maceração dos vegetais sob a água das selvas pantanosas, seguida de uma fermentação anaeróbica em meio hídrico, dos hidratos de carbono, do qual são formados hidrogênio, metano e anidrido carbônico.
    Estas substâncias são gasosas e, com a compressão, escapam através dos estratos que soterram os vegetais, enriquecendo a massa carbonosa em carbono sólido, restando pouca matéria volátil. A pureza do carvão em relação a matérias estranhas, depende muito de como a massa original foi composta, misturada, transformada, transportada e depositada. 
    O processo de fermentação anaeróbica chega a um ponto em que é detido pela formação de ácidos, que são dejetos das bactérias anaeróbicas e que criam um meio anti-séptico. O grau de carbonização portanto, não depende da idade de soterramento dos vegetais e sim do tempo de aparecimento dessa fase anti-séptica inibidora do processo de enriquecimento de carbono, da massa carbonosa. 

Temperatura do território brasileiro

  Em quase 95% de nosso território temos médias térmicas superiores a 18C ,como decorrência da tropical idade .
  Entretanto ,o comportamento das temperaturas está sujeito à influência de outros fatores além da latitude :a altitude ,a continentalidade e  as correntes marítimas .
  Segundo o instituto nacional de Meteorologia (inmet) ,no Brasil a temperatura máxima (43,2C)  foi registrada na cidade do  Rio de Janeiro ,em 14de Janeiro de 1982 e a mínima (-11,6C) ,na cidade de Xanxerê ,no estado de Santa Catarina ,em 25 de Julho de 1945  .no primeiro caso ,a altitude associada a baixas altitudes e a influencias do oceano pode explicar a ocorrência de altas temperaturas ,no segundo ,o frio extremo é consequência da conjugação dos fatores latitude média e altitude alta .