15 de mar. de 2011

Conheça os aborígenes

   
   Habitantes originais da Austrália, os aborígenes de pele negra eram os donos do país-continente há 30 mil anos, quando os ingleses chegaram em 1770. Dominados e relegados a segundo do plano, os nativos- hoje apenas 2% da população australiana- foram desde o início marginalizado pela sociedade branca. Até 1967 os aborígenes tinham poucos direitos: não podiam votar nem possuir propriedades nem tirar passaporte.
   O governo australiano manteve uma política de “embranquecimento” da população da população até o início dos anos 1970. A ideia principal dessa política era forçar a assimilação dos aborígines à população branca, impedindo que os mestiços se casassem com outros membros de seu grupo étnico. As autoridades australianas acreditavam que, após algumas gerações, os aborígenes, que só poderiam se casar com brancos, seriam assimilados genética e culturalmente.
    O principal instrumento dessa politica foram orfanatos para onde eram levados as crianças aborígenes mestiças, mantidas longe da família, mesmo não sendo órfãs. Os orfanatos eram dirigidos pelas igrejas. Anglicana e Católica. Tais crianças ficaram conhecidas como “a geração perdida” e os últimos orfanatos fecharam nos anos 1970, com o fim da política de assimilação.
    Os anos de discriminação, no entanto, deixaram um pesado fardo sobre a minoria étnica. Ainda hoje, ela constitui o grupo mais desfavorecido da Austrália, apesar dos muitos programas para sua inserção na sociedade. O desemprego entre os aborígenes é mais do que o dobro da média nacional: dos jovens de 16 anos, apenas 57% estão na escola, contra um índice de 83,5% entre os restantes dos australianos. Também são desproporcionadamente  mais  altas as taxas de alcoolismo, violência doméstica e uso de drogas entre os membros da minoria étnica.  

Um comentário: