15 de mar. de 2011

A humanidade está divida em cinco grupos

   Cientistas que estudam o DNA de 52 grupos humanos em todo o mundo concluíram que as pessoas permanecem a 5 grandes grupos, correspondentes às principais regiões geográficas do planeta: África, Melanésia e Américas.
   O estudo, baseado em análises do genoma humano, é considerado o mais completo na busca por padrões genéticos correspondentes às maiores regiões geográficos. De maneira geral, essa divisão corresponde a noção popular da raça, segundo os pesquisadores. Os cientistas analisaram seguimentos de DNA conhecidos como marcadores- similares em testes que estabelecem a identidade genética. O estudo mostra que, ao estudarmos os marcadores, podemos identificar a região geográfico de onde vem a pessoa. O resultado mostrou que “a ascendência declarada pela própria população normalmente é um bom indicativo de seu ancestral genético”.  Em outras palavras, se alguém diz que tem ascendência europeia, provavelmente terá similaridades genéticas com os europeus. A informação é útil porque, em vez de analisar o DNA de um indivíduo, o médico pode perguntar sua raça ou continente de origem e conseguir informações sobre suas características genéticas.
   Apesar de o conceito de raça ser considerado controvertido, podemos dizer que o mesmo é válido para pesquisas médicas, porque reflete as  diferenças genéticas que surgiram desde que as populações deixaram a África e se espalharam pelo mundo.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário