10 de mai. de 2011

Os arquipélagos econômicos coloniais

   As atividades econômicas brasileiras até o desenvolvimento da economia cafeeira do século XIX eram regionais, isoladas umas das outras.
   Podia-se dizer que economicamente o Brasil era formado por “ilhas” desarticuladas entre si e voltadas para o exterior. Assim ocorria com a cana-de-açúcar no Nordeste e a mineração no Sudeste.
   Esses “arquipélagos” encaixava-se perfeitamente no conceito do capitalismo comercial, que visava ao acumulo de capital e metais preciosos para fortalecer o poder real.

Os sonhos e a juventude


  Jovens, vocês não precisarão de sonhos se optarem por gastar o dinheiro dos seus pais, explorá-los e achar que eles são obrigados a satisfazer os seus desejos. Também não precisarão de sonhos para diz que eles são chatos, caretas, ultrapassados, controladores, impacientes, incompreensíveis.
   Mas precisarão de muitos sonhos para garimpar o ouro que se esconde no coração de seus pais. Precisarão de sonhos para entender que eles não deram tudo o que vocês quiseram, mas deram tudo o que puderam. “Precisarão dos “sonhos” sábios para entender e suportar os ‘nãos” dos seus pais, pois os “nãos” da vida.
   Precisarão de sonhos para descobrir que seus pais perderam noites de sono para que vocês dormissem tranquilos, derramaram lágrimas para que vocês fossem felizes, adiaram alguns sonhos para que vocês sonhassem.
   Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), o índice de desemprego entre os jovens é altíssimo. Muitos não terão chance no mercado competitivo e agressivo.  A situação piora porque muitos estão despreparados para ousar, criar, empreender. Mas não tenham medo. Saibam que seus pais e outras pessoas apostam em você, apesar de suas falha; acreditam em vocês, apesar dos seus defeitos.
   Por isso, agora, vocês precisam de grandiosos sonhos para enfrentar suas crises, superar suas passividades e amar o desafio. Assim, escaparão do rol dos frustrados, sairão da sombra dos seus pais e construirão sua própria história.

Os últimos socialistas

   Após o fim da URSS e do mundo que essa potência comandava Coréia do Norte, Cuba e Vietnã, ao lado da China, são os últimos países socialistas. Para superar problemas econômicos, o Vietnã seguiu o exemplo Chinês, isto é, reúne uma ditadura de partido único com mecanismos de economia de mercado.
   A Coréia do Norte, socialista irredutível, enfrenta uma situação muito difícil, causada principalmente, principalmente, pelo isolamento em que se colocou em ralação ao resto do mundo,  em virtude de sua postura radical de não adotar mecanismos de economia de mercado . Em Cuba, Fidel Castro já fez algumas concessões para tentar melhorar a economia do país.

Tratado de Madri





  O Tratado de Madri, assinado em 1750, praticamente garantiu a atual extensão territorial do Brasil.
   O novo acordo anulou o tratado de Tordesilhas e determinou que as terras pretenderiam a quem de fato as ocupasse (princípio do uti possidetis).
    Portanto, a Espanha reconheceu os direitos dos portugueses sobre as áreas dos atuais estados de Mato Grosso do Sul. Goiás. Tocantins, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amazonas, Rondônia, Pará, Amapá, entre outras.

O conceito de propriedades coligativas

   Existem quatro propriedades das soluções que dependem da quantidade de partículas de soluto dissolvidas em certa quantidade de solvente, mas não da natureza dessas partículas dissolvidas.
   Elas são conhecidas como propriedades coligativas, palavra que vem do latim co, que indica a participação simultânea, e ligare, que significa unir, ligar.
   As quatro propriedades coligativas, que estudaremos a partir desse ponto são o abaixamento da pressão de vapor, o aumento de temperatura de ebulição, o abaixamento de temperatura de solidificação e a tendência de o solvente atravessar determinadas membranas de permeabilidade seletiva.