21 de jun. de 2011

Unidade de ar e a vida


   O vapor da água vai para a atmosfera e, ao se condensar, forma as nuvens. Ele se mistura com o ar, tornando-o úmido. A umidade do ar é muito importante para os seres vivos.
   Em certas regiões do Brasil, há épocas do ano em que o ar fica muito seco (quase sem umidade). É o que acontece no centro-oeste, onde fica Brasília. Nessas épocas, muitas pessoas apresentam dificuldades respiratórias.
   Os médicos então recomendam colocar recipientes com a água perto da cama e em outros pontos da casa. O vapor da água umedece a mucosa das vias respiratórias (nariz, faringe, etc.), facilitando a respiração. 

Rios também morrem por asfixia

   Um rio é um ecossistema composto por seres vivos que tiram do meio alimento e oxigênio. A proliferação anormal de bactérias pode acabar com o oxigênio dissolvido na água; assim, aqueles seres morrem por asfixia.
   Todo rio tem uma capacidade natural de autodepuração ou limpeza, que é realizada por uma quantidade também natural de bactérias. Assim, os rios são capazes de digerir os resíduos orgânicos que são despejados em seu leito. A quantidade de bactérias aumenta na mesma medida em que cresce o volume de detritos. Acontece que a capacidade do rio em absorver oxigênio tem limite. A proliferação de bactérias acaba consumindo todo o oxigênio que o rio absorveu. Assim, ali morremos seres vivos aeróbicos, que dependem da presença do gá oxigênio para a sua sobrevivência.
   Exemplo de rio morto é o Tietê quando ele passa pela região de São Paulo. Nesse trecho, o rio Tietê recebe um volume de esgoto tal que supera 22 vezes sua capacidade de autodepuração dos materiais orgânicos continua sedo feita por bactérias anaeróbicas, que proliferam mesmo sem oxigênio. Algumas bactérias anaeróbicas liberam gás chamado sulfídrico, um dos responsáveis pelo mau cheiro do rio Tietê.
   

Parasitismo

 O parasitismo é uma associação em que seres de uma espécie (parasitas) se alojam externa ou internamente em seres de outra espécie (hospedeiros) causando-lhes lesões, intoxicações e às vezes à morte.
   Nessa relação, o parasita é beneficiado (obtém alimentos) e o hospedeiro é prejudicado.
   Piolhos, pulgas e carrapatos são exemplos de parasitas que se alojam externamente em seus hospedeiros. Tênias (solitárias), lombrigas, bactérias de tuberculose e de cólera são exemplo de parasitas que se alojam internamente em seus hospedeiros.
   Podemos considerar algumas diferenças entre um predador e um parasita. Um predador geralmente mata a sua presa e é maior do que ela; o parasita nem sempre mata o seu hospedeiro e é menor do que ele. 

O Minotauro


 É um dos mitos mais conhecidos e já foi tema de filmes, desenhos animados, peças de teatro, jogos etc. Esse monstro tinha corpo de homem e cabeça de touro. Forte e feroz, habitava um labirinto da ilha de Creta. Alimentava-se de sete rapazes e sete moças gregas, que deveriam ser enviadas pelo rei Egeu ao Rei Minos, que os enviavam ao labirinto, porém acabavam se perdendo no labirinto ou mortos pelo monstro.
   Certo dia, o rei Egeu resolveu enviar para a ilha de Creta seu filho, Teseu, que deveria matar o minotauro. Teseu recebeu da filha do rei de Creta, Ariadne, um novelo de lã e uma espada. O herói entrou com um golpe de espada e saiu usando o fio de lã que havia marcado todo caminho percorrido.
   

O meio ambiente na Constituição


  O conhecimento sobre a Terra vem evoluído desde os primórdios da civilização. Mas foi no século XX que os governantes, os cientistas e a população em geral começaram realmente a se preocupar com o meio ambiente e as condições de vida da flora, da fauna e do próprio homem.
   Hoje, pelo menos uma constatação já é aceita por todos: nosso planeta possui recursos naturais limitados e o homem tem sido o principal responsável pelo esgotamento desses recursos. Essa preocupação tornou-se tão fundamental que a preservação da natureza passou a ser lei em vários países. E as atividades humanas transformadoras da natureza (mineração, garimpagem, pesca predatória, queimadas) não escaparam dessa lei.
   Na constituição do Brasil, por exemplo, o capítulo sobre o meio ambiente anuncia:
   “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defende-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
   A reciclagem de materiais é uma das principais maneiras de ajudar a natureza a recompor o que o homem utilizou. Se cada um fizer a sal parte, todos teremos condições de desfrutar dos recursos que a natureza sempre ofereceu sem cobrar nada por isso.

O ar se movimenta e forma os ventos

   Embora não se possa pegar nem ver o vento, percebemos e sentimos sua existência por meio de seus efeitos: o movimento das folhas e dos ramos das árvores, o eriçar da superfície de um lago, nossa pele e cabelo sendo tocados por ele, etc.
O vento é o ar em movimento:
   Agora, observe a figura abaixo. Uma camada de ara aquecida pelo calor do sol se expande. Ao expandir-se, fica menos densa e sobe. Uma camada de ar frio também é aquecida e sobe. Assim, vão se formando as correntes de ar, que constituem os ventos. Nas regiões mais quentes, onde o ar é menos denso, a pressão atmosférica é menor do que nas regiões mais frias, onde o ar é mais denso. Por essa razão, o vento sempre se dirige das regiões de baixa pressão.

No topo de uma montanha a pressão do ar é menor

  
   Imagine um alpinista que está chegando a 800 metros acima do nível do mar. Se sobre ele existe menor quantidade de ar do que sobre aquelas pessoas que estão na praia, é lógico que a pressão atmosférica exercida por essa massa de ar é menor do que a pressão atmosférica exercida pela massa de ar que está sobre as pessoas da praia.
   Como a pressão atmosférica varia com a altitude, o mesmo aparelho que mede a pressão pode, indiretamente, medir a altitude em relação ao nível do mar. Por isso o barômetro, instrumento que mede pressão, é também usado como altímetro, instrumento que mede a altitude.
   No caso do barômetro de mercúrio, a medida da pressão é feita diretamente pela medida de altura da coluna de mercúrio. Para utilizar esse barômetro como medidor de altitude, é preciso saber como a pressão se reduz com a altitude.
   Essa redução, nas camadas mais baixas, é aproximadamente 9 mm a cada 100 metros de altitude, mas não é constante. Como o ar vai se tornando rarefeito à medida que se sobe, a pressão é mais reduzida nas camadas mais altas da atmosfera.

Neurônio: A unidade do sistema nervoso

   As células típicas do sistema nervoso, os neurônios, têm forma bastante adaptada à sua função. São muito longas, chegando às vezes a quase um metro de comprimento. Esse formato lhe permite conduzir, de uma região para outra, as mensagens do sistema nervoso, que também são chamados impulsos nervosos.
   O neurônio tem um corpo celular, onde fica o núcleo e uma parte do citoplasma. Do corpo celular, saem vários prolongamentos chamados dendritos. Do outro lado, há outro prolongamento, o axônio. O axônio e dendritos são chamados  fibras nervosas, e têm o papel de conduzir os impulsos nervosos.
   Nem sempre as terminações curtas são dendritos: nem sempre as longas são axônio. O critério para classificar uma fibra nervosa como dendritos é o fato de ela sempre fazer o impulso para o corpo celular. O axônio, ao contrário, leva o impulso para fora do corpo celular.
Tipos de neurônios
   Há três tipos de neurônios em nosso sistema nervoso:
   Neurônios sensoriais: trazem informações dos órgãos dos sentidos até a medula espinhal ou encéfalo. Geralmente, possuem dendritos longos e um axônio curto.
   Neurônios motores: levam da medula ou do encéfalo, as ordens que serão executadas pelos músculos ou pelas glândulas. Comumente, têm dendritos curtos e um axônio longo.
   Neurônio de associação: são também chamados neurônios de conexão. Estão presentes no interior dos centros nervosos (medulas espinhal e encéfalo) e fazem a ligação entre neurônios sensoriais e motores.

Método platônico

A primeira etapa do processo de conhecimento é dominada pelas impressões ou sensações advindas dos sentidos. Essas impressões sensíveis são responsáveis pela opinião que temos da realidade. A opinião representa o saber que temos sem tê-lo procurado metodicamente. O conhecimento, entretanto, para ser autêntica, deveria ultrapassar as esferas das expressões sensoriais, o plano da opinião é penetrar na esfera racional do mundo das ideias.
   Episteme: dialética (conhecimento verdadeiro, autêntico) A tese refere-se ao objeto, a imagem do objeto é a antítese, o que eu já conheço, um difere do outro, da observação entre o que conhecemos (antítese) e o que estamos conhecendo (tese) é produzido o que chamamos de síntese, ideia que ficara em nossa consciência até retornarmos ao objeto inicial, a tese.

Filosofia Medieval ou Escolástica (V ao XIV d.C).

   No século VIII, Carlos Magno resolveu organizar o ensino por todo o império e fundar escolas ligadas às instituições católicas. A cultura greco-romana, guardadas nos mosteiros até então, voltou a ser divulgada, passando a ter influência mais marcante das reflexões da época. Era a renascença carolíngia. 
   Tendo a educação romana como modelo, começaram a serem ensinadas as seguintes matérias: gramática, retórica, e dialética (o trivium) e geometria (o quatrivum). Todas estas estavam, no entanto, ligadas à teologia.
   A função dessas escolas e das primeiras universidades no século XI fez surgir uma produção filósofo-ecológica denominada escolástica (da escola).
   A partir do século XIII, o aristotelismo penetrou de forma profunda no pensamento escolástico, marcando-o definitivamente. Isso se deveu à descoberta de muitas obras de Aristóteles, de harmonização entre fé e razão manteve-se, no entanto, como problema básico de especulação filosófica. 

Derramamento de petróleo no mar

   
  Um dos problemas mais sérios da poluição marinha é causada pelo derramamento de petróleo no mar, devido a vazamento nos navios petroleiros ou a lavagens de seus motores e reservatórios diretamente na água.
   Você sabe que o petróleo é menos denso que a água e que por isso flutua nela. O óleo sobre a água forma uma camada que impede a penetração do oxigênio do ar e da luz no Sol. Sabe-se também que:
   *Sem oxigénio os peixes não vivem;
   *Sem luz solar as plantas não fazem fotossíntese.
   No mar, as algas flutuantes são as maiores fornecedores de alimento para os primeiros níveis de cadeia alimentares. São ainda as maiores fornecedoras de gás oxigênio para o nosso planeta. Ao reduzir s capacidade de penetração de luz na água, o petróleo compromete a atividade de fotossíntese dás algas. Isso afeta as diversas cadeias alimentares aquáticas e oxigenação da água.
   O petróleo também adere às brânquias dos peixes e dos outros animais marinhos, matando-os por asfixia. Além disso, gruda nas penas das aves que se alimentam de peixes, impedindo seu voo.
   Nos mangues, a poluição por petróleo causa sérios danos às populações animais, matando filhotes de camarões, siris e peixes. Assim, uma grande fonte de alimento do homem, os mangues, vai sendo destruída. 

Componentes variáveis do ar atmosférico

   O vapor da água, os micróbios (invisíveis aos nossos olhos), a fuligem e a poeira são componentes que podem estar presentes no ar atmosférico em porcentagem variável.
   Analise estes exemplos:
   -Existem dias úmidos, em que há maior quantidade de vapor de água no ar, e dias secos, em que a quantidade de vapor de água no ar é menor.
   -Um carro numa estrada de terra levanta muita poeira, que vai para o ar. No entanto, numa estrada de asfalto, a quantidade de  poeira que ele levanta é bem menor.
   -Nas proximidades de uma fábrica que não filtra sua fumaça a quantidade de fuligem no ar é superior à quantidade existente perto  de outra fábrica que usa filtros nas chaminés.
   Então, a presença desses componentes no ar atmosférico depende de certos fatores, como a umidade, o vento e a poluição.
   O vapor de água, a poeira, a fuligem e os micróbio são, portanto, os componentes variáveis do aratmosféico.

Como se mede a umidade do ar

  
A umidade do ar é medida diariamente nas estações meteorológicas. O instrumento que se usa para essa medição é chamado de higrômetro.
   Existem higrômetros digitais que fornecem a umidade do ar diretamente e higrômetros analógicos. Estes últimos são dotados de um ponteiro ligado a um dispositivo. Sensível a umidade do ar. Dependendo da umidade do ar, esse ponteiro move-se para cima ou para baixo. As oscilações do ponteiro podem ser medidas diretamente numa escala graduada ou registrada numa folha de papel presa a um cilindro giratório.

Centros nervosos: o encéfalo e a medula espinhal

   O encéfalo e a medula espinhal são chamados, em conjunto, de sistema nervoso central. É o sistema nervoso central que chegam as informações sensoriais, e é dele que saem as ordens destinadas aos músculos e às glândulas.
   O encéfalo é a parte do sistema nervoso  que fica no interior de nosso crânio, as pessoas, muitas vezes, usam a palavra “celebro” para designar o encéfalo.
   A medula espinhal é o prolongamento do encéfalo que fica protegido no interior da coluna vertebral. Se você já comeu pescoço de frango, deve ter notado um cordão branco passando por entre as vértebras: é a medula espinhal. 

Barômetro, medindo a pressão atmosférica.

   
No século XVII, o físico italiano Torricelli construiu o primeiro dispositivo capaz de medir a pressão atmosférica; o barômetro.
   Para isso usou um tubo de mais ou menos 1 metro de comprimento, fechado numa das extremidades. Encheu-o completamente o mercúrio, um metal líquido prateado e denso. Tapou com o dedo a extremidade aberta e, invertendo o tubo, mergulhou-o num recipiente que também continha mercúrio.
   Retirando o dedo que tapava o tubo, Torricelli então pode observar que o mercúrio não desceu completamente do tubo para o recipiente, mas manteve-se a uma altura de 76 cm acima do nível do mercúrio do recipiente. A parte superior do tubo ficou fazia.
   Por que o mercúrio não desceu completamente do tubo para o recipiente, ficando vazia a parte superior do tubo? Porque a pressão atmosférica exercida sobre a superfície do mercúrio contido no recipiente não permitiu que todo o mercúrio saísse do tubo.
   Pelo fato da experiência ter sido realizada ao nível do mar, convencionou-se que a pressão atmosférica ao nível do mar é igual à pressão de uma coluna de mercúrio de 76 cm de cultura. Em outras palavras, a pressão atmosférica ao nível do mar é de aproximadamente 76 cm de mercúrio (ela varia com a temperatura e a umidade do ar). 

Aurora boreal e aurora austral

   A aurora boreal e a aurora austral são fenômenos luminescentes, ou seja, em que ocorre a emissão de luz. Aparecem na atmosfera dos hemisférios norte e sul. Nesses hemisférios estão localizados os dois polos magnéticos da terra.
   As partículas emitidas pelo Sol interagem com as partículas da atmosfera e sob a ação do campo magnético terrestre produzem faixas multicoloridas e brilhantes.
   Quando acontece no hemisfério norte, a aurora é boreal. No hemisfério sul, a aurora é austral. 

Alguns cuidados com nosso sistema esquelético

   
Os cuidados com o esqueleto começa infância. Lembre-se da importância de haver vitamina D e sais minerais em quantidade suficiente na dieta.
   Além disso, exercícios físicos adequados garantem uma estrutura óssea normal, sobretudo nas articulações. Talvez você já tenha observado que um braço, ao permanecer engessado por longo tempo, torna-se mais fino.  Nesse caso, tanto os músculos como os próprios ossos sofreram atrofia, isto é, diminuíram de tamanho pela falta de exercício.
   Posturas corretas quando estamos em pé, sentados ou deitados  são também importantes, particularmente na juventude, para evitarmos deformações na coluna vertebral. É recomendável evitar o uso de mochilas muito pesadas. Para levantar um peso do chão devemos dobrar os joelhos, e não abaixar a coluna.